O programa Morar Melhor completa hoje (08) quatro anos de realização de sonhos e de promoção de melhoria de vida em 116 localidades e 89 bairros de Salvador. Desde o primeiro passo dado em 8 de outubro em 2015, com a reforma de 528 unidades habitacionais no bairro de Nova Constituinte, no Subúrbio Ferroviário, já são 26.181 casas reformadas e outras 2.777 reformas estão em execução neste segundo semestre de 2019.

O programa executa melhorias de até R$ 5 mil, que incluem serviços como pintura e reboco, troca de esquadrias (portas e janelas), instalações sanitárias (vaso e pia) e recuperação ou troca de telhado nos imóveis. Essas ações têm mudado a vida de milhares de famílias de baixa renda na capital. Com as intervenções, os imóveis ficam mais bonitos e, principalmente, mais seguros, com ausência de infiltração, goteiras e substituição de itens precários.

Uma das beneficiadas pelas obras foi Daiane Trindade, de 30 anos, que se emocionou quando soube que a casa, situada no Parque Silvio Leal, em Cajazeiras VI, foi contemplada. Para ela, as obras de melhorias representaram a realização de um sonho. “O meu filho tinha vergonha de trazer os amigos para brincar. Agora ele sente orgulho e brinca todos os dias aqui com os meninos. Eu sou muito grata por tudo”.

A casa não tinha reboco e apresentava problemas no telhado e esquadrias. Com o programa, recebeu revestimento, novo telhado, porta, janela e gramado na área da frente. Além de Daiane, a obra beneficiou a mãe dela, Dinalva Rodrigues, de 58 anos, o esposo e os dois filhos. A família agora vive com mais dignidade no local onde já reside há 25 anos.

Alcance social

O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e também vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse estar feliz com o alcance social do programa e destacou as conquistas já obtidas. “A iniciativa já foi premiada no Brasil, apresentada nos Estados Unidos e diversas prefeituras vêm a Salvador para conhecer o programa, que serviu de inspiração para elaboração do Cartão Reforma do governo federal”.

Ele lembrou que, após quatro anos de lançamento, o programa já atende às ilhas administradas por Salvador. O compromisso é reformar 30 mil casas até o final deste ano – momento em que será lançada a terceira fase, com o objetivo de alcançar mais 10 mil residências nos bairros mais pobres da cidade.

Premiação

Em agosto de 2017, o Morar Melhor foi premiado com o Selo de Mérito Especial em reconhecimento ao sucesso e bom desempenho do programa. A solenidade aconteceu no 64º Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social, em São Paulo.

O selo de Mérito Especial é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano a projetos que apresentam resultados de boas práticas em habitação.

Inspirado na iniciativa, em novembro de 2016, o governo federal lançou o Cartão Reforma, programa que visa auxiliar moradores de comunidades carentes a reformar suas casas com um auxílio de até R$ 5 mil em materiais de construção. Outras prefeituras têm procurado a capital baiana para conhecer e implantar programas semelhantes nos municípios.

Critérios

Entre os critérios para a escolha das regiões beneficiadas estão locais com maior número de domicílios com alvenaria sem revestimento; lares com moradores que vivem abaixo da linha de pobreza (com renda per capita inferior a R$ 85/mês) e que tenham predominância de mulheres chefes de família. As residências selecionadas recebem serviços como pintura, reboco de parede, recuperação ou troca do telhado, troca de esquadrias e instalações sanitárias.

Após realização do levantamento e do cadastro das casas beneficiadas, a equipe verifica o que precisa ser executado, com base no desejo do morador e no critério de valor. É necessário encaixar a obra no limite de R$ 5 mil disponibilizados pelo programa.

Demais benefícios

Além da segurança e do resgate da autoestima da população carente ao ver a casa reformada, o Morar Melhor também proporciona outros benefícios para a comunidade contemplada. Uma dessas ações é a atuação também no entorno, com execução de ações de infraestruturas em calçadas, pavimentação de vias, construção e reforma de praças, campos e quadras esportivas. O programa também possibilita que pessoas da própria comunidade possam trabalhar nas obras de reforma, gerando assim emprego e renda.