As obras de construção do Centro de Convenções de Salvador, que funcionará no local do antigo Aeroclube, na Boca do Rio, estão 56% concluídas. As intervenções apresentam avanço nas instalações do pavilhão A, com a colocação de dutos de ar-condicionado e estruturas de combate a incêndio, além de implantação do piso da área do foyer.

Já teve início também os serviços de pavimentação da área externa e segue em andamento a montagem das últimas lajes no miolo do pavilhão de feiras, na praça de exposições. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o prazo para a entrega total do equipamento é dezembro deste ano.

De acordo com o titular do órgão, Claudio Tinoco, existem 19 eventos prospectados pela Prefeitura para acontecer no local a partir de 2020. “Vamos transferi-los para a G.L Events – empresa que vai gerir o Centro de Convenções nos próximos 25 anos – para que ela inicie o processo de contratação e fechamento desses eventos junto aos realizadores”, informou.

Investimento

Com investimento de R$105,2 milhões, o novo empreendimento vai reposicionar a capital baiana entre os mais atrativos polos de turismo de eventos do Brasil. Serão realizadas convenções da área médica, congressos, feiras nacionais e internacionais, entre outras variedades de encontros.

O Centro de Convenções de Salvador é a terceira maior estrutura municipal do tipo no país e funcionará em uma área de 103 mil m² - sendo 36 mil m² de área construída. A capacidade é para 14 mil pessoas, simultaneamente, em congressos e convenções.

A estrutura de ponta, além de ter a qualidade necessária para a recepção de grandes eventos, será um equipamento autossustentável. Todo o material utilizado na construção é antissalitre, o que vai evitar a corrosão das instalações.

Shows e auditórios

O Centro de Convenções contará com dois locais para shows, cada um com capacidade para 20 mil pessoas, um externo ao equipamento e outro interno, com 28 camarotes de 50 metros quadrados, que serão moduláveis e irão atender aos dois espaços multiusos, tanto o de fora do centro quanto o de dentro. Esses camarotes poderão se transformar em salas de reunião quando não houver shows.

O espaço contará ainda com oito auditórios moduláveis de 800 metros quadrados cada. Terá também seis salões de 522 metros quadrados cada, 12 salas de 236 metros quadrados e 28 de reuniões que podem virar camarotes tanto para os shows externos quanto internos. O estacionamento terá espaço para 1,4 mil veículos. O equipamento terá três pavimentos e será 100% climatizado e com acessibilidade.