As primeiras vigas de concreto dos viadutos dos corredores exclusivos do BRT que irão melhorar o acesso e saída do bairro do Itaigara pelas avenidas ACM e Juracy Magalhães já começaram a ser instaladas pelo consórcio responsável pelas intervenções. A previsão é que os viadutos nessa região sejam concluídos até dezembro.

Nessa região do Itaigara serão dois viadutos: um no sentido Parque da Cidade-Lucaia e outro na direção Parque da Cidade-Iguatemi. Essas estruturas irão promover melhorias no trânsito nessa região tanto para quem se movimenta de transporte público quanto de automóvel ou bicicleta, já que haverá pistas exclusivas e segregadas para automóveis, transporte público (BRT) e ciclovia.

Um terceiro viaduto será erguido nas proximidades do Shopping da Bahia, também neste primeiro trecho dos corredores do BRT, que irá ligar as regiões do Parque da Cidade e do centro de compras, com 2,9km de extensão. No total, as obras estão 15% concluídas e devem ser finalizadas até o final de 2020.

O primeiro trecho prevê ainda a implantação de quatro elevados ao total, que já estão em fase de construção, próximos ao Hiper, Cidadela e na altura do Parque da Cidade. Esses elevados também terão vias segregadas para o transporte público, pistas expressas e ciclovia, além de estações de transbordo.

Essas estruturas possibilitarão a fluidez do trânsito da Avenida ACM, considerado centro nervoso da cidade, diminuindo consideravelmente o tempo de deslocamento das pessoas pela localidade.

Sem semáforos 

Os viadutos e elevados serão fundamentais porque possibilitarão a eliminação de semáforos e retornos. Vale frisar que os elevados serão pontuais e erguidos para passar por cima de cruzamentos e dos semáforos que permanecerem, não sendo permanentes ao longo da via, como acontece com o traçado do metrô na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô).  

Com a implantação dos corredores do BRT, será possível, por exemplo, sair do final da Garibaldi (sentido Rio Vermelho), acessar uma das vias expressas e não passar por qualquer sinaleira até o início da Avenida Luiz Viana Filho (Paralela).

Além disso, o conceito das estações nos elevados vai facilitar a acessibilidade e a integração com os ônibus convencionais. Isso porque o cidadão terá acesso às estações sem precisar passar por passarelas, de forma mais segura, utilizando escadas, elevadores e rampas.

Mudanças no trânsito

 As mudanças ocorrerão apenas nos dias úteis, e somente no período noturno, entre 23h e 4h do dia subsequente. Elas devem durar até 15 de agosto. O tráfego de veículos será interditado pela Transalvador no acesso da Av. Juracy Magalhães à entrada do Itaigara pela Avenida ACM.

No sentido oposto, para quem deseja sair do bairro em direção ao Shopping da Bahia, o tráfego será interditado nas imediações do Shopping Paseo. Como as mudanças só irão ocorrer entre o final da noite e início da madrugada, o impacto no cotidiano da cidade será mínimo.

Opções de tráfego

Os veículos que circulam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego, sentido Itaigara, acessar as ruas Wanderley Pinho, ao lado do Hiper Posto, e então a Anísio Teixeira, saindo ao lado do Shopping Itaigara. Já os veículos que desejarem seguir para a Av. ACM no sentido Shopping da Bahia poderão utilizar as ruas Anísio Teixeira, Wanderley Pinho e então a Av. Paulo VI, saindo ao lado do Empresarial Thomé de Souza.

Esta é a primeira de algumas intervenções que serão realizadas nessa região até a finalização das obras destes dois viadutos, que deverão ser concluídos em dezembro deste ano. Vale lembrar que os viadutos terão pista exclusiva para o transporte público (BRT), via expressa para automóveis e ciclovia.