O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, autorizou o início da recuperação estrutural do Viaduto Rômulo Almeida, na manhã desta quarta-feira (29), quando também inaugurou a geomanta grafitada na Travessa do Panta, no Garcia.

“Mais uma vez, Salvador sai na frente de outras capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nas quais a Prefeitura só começou a reformar equipamentos como viadutos após o desabamento das estruturas”, afirmou Bruno Reis. O investimento para concluir a intervenção é de R$ 344,3 mil.

De acordo com o vice-prefeito, a iniciativa integra um amplo programa de recuperação de pontes e viadutos, lançado por ele ao assumir a secretaria. Ao todo, 27 equipamentos estão sendo estudados por uma empresa especializada na área.

“Já começamos as intervenções na Terceira Ponte, na orla de Jaguaribe. Estamos licitando a obra do Viaduto Gabriela, no Vale do Canela. Em breve, vamos soltar a licitação do Viaduto dos Motoristas, que liga a San Martin ao Uruguai”, informou Bruno Reis.

A Prefeitura destina cerca de R$ 10 milhões para o programa preventivo, que prevê a recuperação de pontes e viadutos em diversas áreas da capital. Além da reforma estrutural, a iniciativa contempla o trabalho de humanização desses equipamentos.

“Vamos iluminar, fazer grafitagem e implantar praças, criar espaços de convivência, com novo paisagismo e vegetação. A gente vai embelezar o viaduto para que embaixo seja também uma área de lazer, com equipamentos de ginástica”, assinalou Bruno Reis.

Grafite

A geomanta grafitada na Travessa do Panta, no Garcia, foi aplicada sobre uma encosta de 1.340 metros quadrados. Com investimento de R$ 209,8, a intervenção oferece mais segurança para 1.260 pessoas que vivem nas imediações dessa área de risco. Fruto de uma parceria entre a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM), o projeto tem como objetivo aproveitar as geomantas para estimular a arte de rua e embelezar a cidade.

No total, cinco geomantas foram grafitadas nos bairros Cabula, São Rafael, Campinas de Pirajá e Uruguai, além do Garcia. “A gente está trazendo os grafiteiros para pintarem. Até o fim deste ano, mais cinco geomantas também vão estar grafitadas em Salvador, o que é muito interessante, porque assim a arte vai chegando até a população”, frisou o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, que participou da solenidade de inauguração junto com o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.