O sorriso da doméstica Daisimara Ataíde, de 38 anos, era de satisfação e sonho realizado após ação promovida pela Prefeitura. A casa onde mora é uma das 125 reformadas pelo programa Morar Melhor, no bairro de Pirajá, e que foram entregues nesta terça-feira (21) pelo prefeito ACM Neto, na Rua Alto da Bela Vista.

"Este é um programa que vem mudando a vida de várias pessoas na cidade, principalmente aquelas que não têm condições de reformar a própria casa. E o maior sonho dessas pessoas é, justamente, ter uma casa bonita, com conforto, segurança e que possa orgulhar a família", pontuou o prefeito.

Acompanhada do marido, Uelton Santos, e da filha Maíra, de 9 anos, Daisimara afirmou que teve receio no início. "Não queria que fizesse a reforma, porque achei que eu tivesse que pagar. Mas, daí, os técnicos me explicaram e acabei aceitando. Eles fizeram a reforma rapidinho e minha casa agora está linda. Só tenho a agradecer", afirmou.

Pedreiro desempregado, Uelton contou que a família mora no bairro há nove anos e ele mesmo havia construído o imóvel. "Ia levar muito tempo pra gente fazer uma reforma como essa. Gostei bastante", completou. Através do Morar Melhor, a casa recebeu pintura, reboco, telhado, portas e janelas novinhas.

Demais melhorias – O braço enfaixado de outra moradora, Deise Souza, chamou a atenção do prefeito ACM Neto. Ela contou que havia tomado uma queda em casa e que tanto ela, quanto os vizinhos que moram em uma outra poligonal do bairro, também precisavam do Morar Melhor.

Foi autorizado, então, ao vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, também presente no evento, a fazer um estudo para verificar a situação e, caso necessário, incluir estes moradores na próxima etapa do programa. Além disso, deverá ser feito levantamento para melhoria de duas escadarias e contenção de uma área de risco no local.

Reforma – Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Seinfra, o Morar Melhor contempla cada residência com melhorias no valor de até R$5 mil. As intervenções envolvem troca de telhado, instalação de esquadrias, substituição de louças sanitárias, reboco e pintura.

Mais de 80 localidades já foram atendidas em toda a cidade pelo programa, que teve início em 2015. As mais recentes comunidades beneficiadas com a reforma das casas foram Estrada das Barreiras e Tancredo Neves, onde foram contempladas 368 residências.

Até 2020, a Prefeitura pretende reformar 40 mil casas que estiverem em estado de precariedade. Desde o início do programa, já foram requalificadas mais de 24 mil unidades.