As obras de macrodrenagem e pavimentação na região da Avenida São Cristóvão, uma das principais vias de acesso ao Aeroporto e Litoral Norte, já estão cerca de 20% concluídas, dentro da proposta de requalificação de um quilômetro da via. Uma das transversais, a 1ª Travessa 3 de Maio, está com mais da metade das obras concluída - 53% do total. Na travessa serão requalificados mais 650 metros.

Realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), as intervenções têm como objetivo solucionar definitivamente os transtornos causados por alagamentos, buracos no asfalto e piso irregular.

Além disso, serão promovidos serviços como a colocação de piso intertravado, instalação de ciclovias na via central e iluminação de LED para melhorar a qualidade de vidas da comunidade e dos transeuntes.

Com investimento superior a R$9,9 milhões, a ordem de serviço foi assinada em janeiro último e as obras tiveram início imediato. Com duração de 12 meses, a previsão para conclusão e entrega está prevista para dezembro deste ano.

A região contava com um sistema de macrodrenagem antigo e insuficiente para atender as demandas do local. Resultado: constantes alagamentos no período chuvoso. Para resolver o problema, o projeto determina a criação de mais dois canais para melhor escoamento da água da chuva.

Binário – Outra grande ação realizada pela Prefeitura na área de mobilidade em São Cristóvão é a criação de um binário viário. A medida possibilitou o sentido único na Avenida Aliomar Baleeiro (sentido shopping) e retorno pelas ruas Lauro de Freitas e 3 de Maio, sentido Estrada Velha do Aeroporto, melhorando a fluidez do tráfego na região.

O projeto, desenvolvido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e executado pela Sucop, também englobou a requalificação asfáltica destas vias, além de implantação de sinalização horizontal e vertical. O investimento foi de R$424 mil.