Pela primeira vez, a região administrativa de Itapuã recebe toda a estrutura municipal dentro do Gabinete da Prefeitura em Ação. O decreto que institui a transferência da administração municipal para a localidade durante toda esta quinta-feira (19) foi assinada pelo prefeito ACM Neto em cerimônia realizada na Boca do Rio, com a presença de secretários, gestores, corpo técnico, autoridades e a população.

Na ocasião, o prefeito também assinou a ordem de serviço para início imediato das obras de reforma de 300 casas em situação precária, dentro do programa Morar Melhor, ao lado de Maria José Almeida, moradora há mais de 30 anos da comunidade do Cajueiro e uma das beneficiadas. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec).

O prefeito salientou o caráter inédito e histórico de transferir o gabinete municipal para localidades de Salvador e salientou os investimentos realizados desde 2013 na região. "Foram R$305 milhões desde 2013, incluindo as reformas dos trechos de orlas da Boca do Rio, Itapuã e Piatã, além da realização deste que é o maior programa habitacional em execução pela Prefeitura e outras melhorias, nas áreas de iluminação, pavimentação, saúde e educação".

Em seguida, foi a vez da inauguração da Praça da Paz Celestial, no Bairro da Paz. Por meio da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), o local foi completamente requalificado e conta com espaço infantil, Casa de Tarzan, equipamentos de musculação, paisagismo, iluminação e acessibilidade, dentre outras melhorias, com investimento de aproximadamente R$80 mil. Foi realizada ainda vistoria no canal que corta o bairro.

A programação do turno da manhã prosseguiu com a reinauguração da Escola Municipal Professor João Fernandes da Cunha, no Parque São Cristóvão. Com investimento de R$1,1 milhão, a unidade de ensino recebeu melhorias como troca de telhado, esquadrias e cerâmica, revisão das instalações hidráulica e elétrica e pintura. A escola ainda foi ampliada com a construção de mais duas salas de aula, auditório, aumento da cozinha e depósito de merenda, dentre outros itens.

Além da reinauguração da escola, o prefeito e o secretário de Educação, Guilherme Bellintani, assinaram a ordem de serviço para a construção da sexta Creche e Pré-Escola Primeiro Passo, no Parque São Cristóvão, que beneficiará 405 crianças de 0 a 5 anos. O prefeito convidou a diretora Jaciara e a equipe para participar da gestão da futura unidade escolar. Em seguida, ocorreu a visita ao terreno onde a creche já está sendo construída