Há pelo menos 30 anos, os moradores da Rua José Marins Pinto, mais conhecido como Beco do Cirilo, na Estrada da Rainha, viviam angustiados a cada chuva que caía em Salvador. A realidade mudou a partir da contenção da encosta construída pela Prefeitura na localidade, e que foi entregue pelo prefeito ACM Neto neste sábado (30), dentro das comemorações pelo aniversário de 470 anos de Salvador.

O prefeito relembrou o longo processo para a realização da obra, desde erros no projeto provocado por antigas gestões, até a demora na liberação dos recursos pelo governo federal. "O momento de maior preocupação da Prefeitura é com o período chuvoso. Conhecemos de perto a realidade das pessoas que vivem perto de encostas e não conseguem dormir direito quando chove. Por isso, foi tomada a realização de fazer essa obra, tão importante para o moradores do Beco do Cirilo, que sofriam com os deslizamentos da encosta há anos", relatou ACM Neto.

De acordo com o vice-prefeito Bruno Reis, também secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), a obra teve investimento de cerca de R$1,3 milhão e foi dividida em três etapas e com utilização da técnica de solo grampeado em uma área total de 1.077 m². "É um grande presente para os moradores e para a cidade, que comemora os 470 anos", afirmou Reis.

O sentimento de alívio e agradecimento está presente em moradores como Romilson Almeida, 48 anos. Ele, que é presidente da Associação de Moradores do Beco do Cirilo e mora na localidade desde os de anos de idade, relatou a transformação promovida pela obra. "As pessoas não dormiam, os moradores tinham que ir à Codesal pegar lona, sair correndo da lama. Agora a gente vê a alegria do povo, que está dormindo até demais (risos), por estar mais tranquilo", salientou.

Outras encostas

No total, seis encostas serão entregues pela Prefeitura, dentro da programação dos 470 anos da capital baiana. Ontem (29), data da fundação de Salvador, foi entregue a encosta da Rua José Sales, na Fazenda Grande do Retiro.

Nos próximos dias, a Prefeitura entregará também as contenções das encostas localizadas nas ruas Henrique Marques e do Ocidente, ambas situadas na comunidade do Marotinho; na Rua Bom Juá, localizada às margens da BR-324; e na Rua Candinho Fernandes, na Fazenda Grande do Retiro.

Desde 2013, a gestão municipal realizou 59 obras de contenção em diferentes áreas da cidade, totalizando R$ 70.387 milhões em investimentos.