Moradores de duas localidades de Salvador receberam, neste sábado (16), do prefeito ACM Neto, 368 imóveis populares reformados pelo programa Morar Melhor. Destes, 168 estão localizados na Estrada das Barreiras e outros 200 ficam no bairro de Tancredo Neves. Mais de 80 localidades já foram atendidas em toda a cidade pelo programa, que teve início em 2015.  Até 2020 a Prefeitura pretende reformar 40 mil casas em estado de precariedade. Desde o início do programa, 23.532 residências já foram requalificadas. 

Considerada a maior ação de requalificação residencial do país, o Morar Melhor é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e recupera residências em estado precário, aplicando melhorias no valor de até R$ 5 mil, incluindo serviços como pintura, reboco, troca de esquadrias (portas e janelas), instalações sanitárias (vaso e pia) e recuperação ou troca de telhado nas unidades. 

A escolha das regiões beneficiadas leva em consideração critérios como a precariedade dos bairros, baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e da unidade habitacional, com base na observação de campo.

Emoção

Professora e estudante do décimo semestre de Direito, Isabel Lúcia Sacramento dos Santos, 38 anos, disse que ficou emocionada com a visita do prefeito ACM Neto e com as obras realizadas pelo Morar Melhor em sua residência, comprada há três anos - pintura, substituição do telhado, instalação de portas no banheiro e no quarto e colocação de piso. “Foi uma bênção o que a Prefeitura fez para mim, a minha família e aos moradores da Estrada das Barreiras”, disse Isabel Lúcia, que mora na casa reformada com o marido e a filha de sete anos. 

Líder comunitária da Estrada das Barreiras, a estudante de Direito afirmou que o Morar Melhor devolve a dignidade às famílias mais pobres. “Só quem precisa e convive no dia a dia com o desemprego sabe a importância deste projeto. Torço muito para que o prefeito ACM Neto continue trabalhando pelos mais pobres”, disse.

Depois de colocar o azulejo - marca do programa - na casa de Isabel Lúcia, o prefeito ACM Neto caminhou até o bairro de Tancredo Neves, acompanhado pelo vice, Bruno Reis, secretários, lideranças e moradores. Em Tancredo Neves, ACM Neto visitou a casa de Maria de Fátima Pereira, 46 anos, que também foi reformada pelo Morar Melhor. “Agradeço a Deus por ter colocado o prefeito ACM Neto em minha vida”, disse a moradora. 

Em seu discurso, ACM Neto disse que o Morar Melhor é um dos mais importantes programas sociais em execução no Brasil. “A grande vantagem do Morar Melhor é que os moradores escolhem as obras que querem em suas casas”, afirmou ACM Neto. O prefeito disse ainda que o Morar Melhor será ampliado. "É um programa que está sendo copiado em todo o país. Fico muito feliz por saber que o resultado de nosso trabalho tem levado dignidade para milhares de famílias “.

Novos anúncios

Durante a cerimônia de entrega das casas, o prefeito autorizou a colocação de 25 pontos de iluminação em LED, atendendo a um pedido da comunidade. ACM Neto anunciou também que a Prefeitura está desenvolvendo um programa de urbanização e córregos e canais, e que os detalhes do projeto serão anunciados nos próximos dias.