Com uma infraestrutura voltada para a realização de atividades físicas e para momentos de lazer, a nova orla marítima do Jardim de Alah será entregue completamente restaurada no próximo sábado (21) pelo prefeito ACM Neto, em solenidade às 10h, na área do estacionamento. A requalificação, que envolveu a reforma de estruturas, alteração no paisagismo e implantação de equipamentos para práticas esportivas está a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) e custou aproximadamente R$ 4 milhões.

Dentre as benfeitorias promovidas está a construção de uma ciclovia. Também foi executado o alargamento da calçada, que passou de 3,5 para seis metros de largura. O novo calçamento é composto por um piso semelhante ao que foi utilizado anteriormente na Boca do Rio, o que torna a orla esteticamente mais harmônica. De acordo com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), responsável pelo desenvolvimento do projeto, as melhorias Jardim de Alah também estão interligadas à concepção empreendida na área do Aeroclube, que está em obras.

O estacionamento do Jardim de Alah foi mantido e passou por melhorias. Além disso, três novos quiosques comerciais foram instalados para preservar os trabalhadores que já atuavam na área. Também foram executadas medidas preventivas, como reforço na contenção do calçamento, com a utilização de alvenaria de concreto.

Evento - Aliado à solenidade de inauguração da nova orla do Jardim de Alah, a Prefeitura, por intermédio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), organizou um dia de esporte para a população aproveitar a praia e o verde aliado ao lazer e bem-estar. Por volta das 7h, o público já poderá participar de oficinas e assistir a diversas competições entre atletas. Além das competições e oficinas, o DJ Genildo Santiago estará agitando toda a praia do Jardim de Alah.

Para os que desejam aprender algum esporte, haverá aulas gratuitas de vôlei de praia, frescobol e prática de exercícios funcionais. Para o vôlei será montado sete arenas e formados grupos para competições praticas, alternadas com aulas oferecidas por profissionais treinados. Já o frescobol contará com monitores desenvolvendo atividades práticas de jogos individuais. Todas as oficinas serão abertas ao público gratuitamente. As areias da nova orla também contarão com um circuito produzido especialmente para a prática de exercícios funcionais.

Além dos iniciantes no esporte de praia, a região do Jardim de Alah também será palco de competições entre atletas amadores da cidade. Foi organizado uma competição de vôlei de praia, com 48 atletas femininos e masculinos que disputarão em duplas e quartetos. Em paralelo, 180 atletas vão participar de uma competição de beach soccer, nas categorias sub 12, sub 15, sub 17, sub 18 e feminino. Nas categorias feminina e masculina também será realizada uma disputa de futevôlei. As ações serão realizadas em parceria com a Federação Baiana de Esportes Radicais e Aventura (Febera).

Para marcar a inauguração da nova orla, vai acontecer também uma competição de surf com 80 atletas soteropolitanos. As competições serão divididas quatro categorias e terão o apoio da Associação de Surf do Jardim de Alah. Para a criançada, o Movimento Salvador Vai de Bike organizou três ações. No Jardim de Alah, será montado um circuito de minibike para crianças de três a sete anos, além da Escolinha Bike, com circuitos montados das 9h às 16h. A Escola Bike Anjo (EBA) também estará no local, das 9h às 12h, ensinando a adultos e crianças a dar as primeiras pedaladas.