O prefeito ACM Neto entrega nesta segunda-feira (25), às 17h, a primeira etapa da intervenção urbanística realizada pela Prefeitura entre as orlas dos bairros do Rio Vermelho e Ondina. A intervenção contempla a reforma quatro praças, ao longo de um quilômetro de extensão, com início à frente do restaurante Sukiyaki e segue até a Avenida Adhemar de Barros. A solenidade de entrega será realizada na Praça Bahia do Sol, em Ondina, na presença do vice Bruno Reis, também titular da Secretária Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

A obra, que integra o eixo Investe do programa Salvador 360, conta com investimentos de R$ 27,5 milhões (incluindo primeira e segunda etapas) e envolve mudanças como alargamento de passeios, ciclovia, implantação de iluminação em LED, deques e guarda-corpos. O projeto urbanístico foi desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e a obra executada pela Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop), órgão vinculado à Seinfra.

Infraestrutura

No local, foram realizadas obras de macro e microdrenagem, recuperados 11.200 metros quadrados de pavimentação e implantados 560m de passeio sobre a areia da praia, meio-fio em granito.

A intervenção envolveu ainda a construção de baias de ônibus com piso em concreto e a requalificação das praças das Águas, Bahia Sol, Nossa Senhora de Fátima (ISBA) e do Sukiyaki. Toda a requalificação contou com elementos de acessibilidade, conforme as regras vigentes.

Praças

A Praça das Águas ganhou uma ciclovia, baia de ônibus, deque em madeira plástica e bancos de granito. Os 7.840 m² da Bahia Sol, em frente ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), foram completamente adaptada para acesso de pessoas com deficiência, tendo como elementos principais um deque em madeira plástica, arborização, baia de ônibus, quadra esportiva, pavimentação em piso intertravado, gravilhão vermelho e pedras portuguesas, ciclovia, bancos em granito, arquibancada e espaço infantil e de ginástica.

Situada defronte ao Instituto Social Da Bahia (ISBA), a Praça Nossa Senhora de Fátima possui área total de 5,2 mil m² e teve todo o pavimento substituído por piso intertravado, gravilhão vermelho e pedra portuguesa. Foram implantados, ainda, um deque de madeira plástica, elementos de arborização e bancos em granito.

Ainda na Avenida Oceânica, a Praça do Sukiyaki foi totalmente remodelada ao longo de seus 4,5 mil m², ganhando contenção de alvenaria, pavimentação de piso intertravado e gravilhão vermelho, requalificação das áreas verdes, alteração das baias de ônibus, implantação de muretas de concreto, guarda-corpo, ciclovia, parque infantil e bancos em concreto.

Segunda etapa

A segunda etapa das obras contempla a requalificação de um trecho medindo 1,2 quilômetro, entre a Praça das Gordinhas e a Praça Orungan, na Rua José Sátiro de Oliveira.

Dentre as mudanças está a ampliação do calçadão e a recuperação do canteiro central que separa as avenidas Presidente Vargas e Oceânica, promovendo também melhoria no tráfego.

Esta etapa prevê ainda intervenções da Sukiyaki até a Curva da Paciência, num trecho de 430 metros, incluindo ciclovia, requalificação da calçada, meio-fio em granito e iluminação em LED. A previsão é de que esta intervenção seja entregue ainda este ano.