Depois do Vale das Pedrinhas, na semana passada, outra importante ação que reúne infraestrutura e urbanização de canal será promovida pela Prefeitura, fruto de uma demanda histórica dos cidadãos: a área beneficiada da vez é a Rua Cônego Pereira, do Largo Dois Leões até o Terminal do Aquidabã.

Com investimento de R$16 milhões em recursos 100% municipais, a ordem de serviço para início imediato das obras foi assinada nesta terça-feira (12) pelo prefeito ACM Neto, ao lado do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, demais secretários e gestores municipais, vereadores, imprensa e população.

A intervenção, que vai melhorar a vida principalmente de quem utiliza transporte público, está prevista para ser concluída em 12 meses e o projeto urbanístico foi desenvolvido pela FMLF, com execução das obras sob a responsabilidade da Seinfra, por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop).

“Essa é uma das regiões mais movimentadas da cidade. Uma grande base de tráfego por onde passam milhares de veículos e, também, uma região muito forte em relação ao comércio e à presença de diversos bairros residenciais integrados à Cônego Pereira. Há muito tempo, a Prefeitura não faz uma intervenção transformadora aqui. Então, foi discutido um projeto completo para, com certeza, trazer um novo perfil para essa região histórica da cidade”, explicou o prefeito.

A presidente da FMLF destacou que o projeto foi construído com o intuito de mudar radicalmente as condições urbanísticas e ambientais da região. Dentre as melhorias, que abrangem 1,6km de via, estão a micro e macrodrenagem de 700m de canal, que será coberto no trecho entre o viaduto da Via Expressa e as proximidades do Mercado de Sete Portas. A intenção é acabar com os constantes alagamentos na localidade no período chuvoso.

O passeio será alargado e terá concreto e piso intertravado, além de meio-fio em granito e todos os itens de acessibilidade. Uma ciclovia será implantada do Largo Dois Leões até o mercado. Do mercado até o Aquidabã, a continuidade será dada através de ciclofaixa. Haverá nova pavimentação asfáltica, com substituição do asfalto velho pelo novo.

O canteiro central deixará de ser ocupado irregularmente por veículos e dará lugar a um belo paisagismo, com o plantio de árvores em toda a extensão. A lista contempla ainda mobiliário urbano e iluminação em LED. A praça ao lado do Dois Leões também será requalificada.

Além disso, a mobilidade deverá ser melhorada com a ampliação dos pontos de ônibus, que contarão com baias para dar mais conforto aos usuários do transporte coletivo. Atualmente, os ônibus param na própria pista de rolagem para embarque e desembarque, causando engarrafamentos e lentidão no trânsito. A medida, então, vai trazer ainda impactos positivos no tráfego da região – somente a Rua Cônego Pereira recebe, em média, um fluxo de aproximadamente 11 mil veículos por dia, segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Social

Além das intervenções físicas, o vice-prefeito Bruno Reis afirmou que também será realizado, em paralelo, outro tipo de ação. “Esta é uma área que sofre bastante com problemas sociais. Por isso, está sendo elaborado um projeto em conjunto com a Semps (Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza) para atender às famílias que residem na rua ou sofrem com a dependência química, dando mais dignidade e uma nova oportunidade de futuro para elas. Esse trabalho conjunto vai fazer com que essa região seja também um ponto de visitação no Centro Histórico da cidade”, afirmou.

Expectativa

Quem trabalha, reside ou passa pelo local é só ansiedade pela conclusão da obra na nova Rua Cônego Pereira, a exemplo da atendente comercial Joseane Santos, de 33 anos. “Quando chove aqui é um transtorno. A água chega ao joelho, entra no comércio das pessoas, é muito difícil passar por aqui a pé. Essa iniciativa vai ser muito importante principalmente para cessar os alagamentos, pois trazem transtorno, mesmo”, relatou.