Quem transita pela Avenida Luís Viana (Paralela), mesmo nos horários de maior fluxo de veículos na via, já percebe o efeito positivo que a nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi causa na região. De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), no trecho entre a saída da Avenida Orlando Gomes até o viaduto Mário Andrezza (que tem extensão aproximada em 2,9 km), houve uma melhora de 269% na fluidez da via nos sábados e domingos, das 10h às 13h, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Em janeiro de 2018, a média de velocidade no trecho neste período era de 13,49 km/h. Com o funcionamento da nova avenida, a velocidade média passou para 36,3 km/h, ou seja, mais que o dobro do valor registrado anteriormente.

Ao ampliar a análise para os dias úteis, a superintendência também notou índices positivos em comparação a 2018. De segunda a sexta-feira, das 16h às 19h, período de maior fluxo no trecho, a Transalvador identificou uma melhora de 120% no comparativo entre os anos de 2017 e 2019. A velocidade média registrada na via era de 16,87% e agora passou a ser 28,49%.

No estudo apresentado pela Transalvador, outro quesito que chamou atenção foi o tempo que o condutor levava para atravessar este mesmo trecho entre a saída da Avenida Orlando Gomes até o viaduto Mário Andrezza. Antes, o trajeto era efetuado em dez minutos. Agora é possível trafegar em apenas 4,6 minutos, o que representa uma redução de mais da metade do tempo para finalizar o trajeto.

Mudança

Para acessar o bairro de Stella Maris hoje, o motorista que trafega nas avenidas Dorival Caymmi e Paralela deve seguir a Avenida Mãe Stella de Oxóssi. A Avenida Dilson Jatahy Fonseca, que antes era de mão dupla, passou a ter sentido único para a Avenida Paralela, sentido Aeroporto.

Estrutura

Fruto de um investimento de R$7,8 milhões, a proposta da implementação da nova via foi justamente desafogar o trânsito para quem está na Paralela e segue em direção à orla de Stella Maris ou ao aeroporto. A via foi inaugurada pela Prefeitura no dia 2 de janeiro.

Com 10,5m de largura e duas faixas, a avenida tem o dobro da capacidade de tráfego, ganhando inclusive ciclofaixa e estacionamento com 1.108 vagas. As melhorias contemplam ainda iluminação em LED, sistema de drenagem e construção de 11,7km de passeios com piso tátil. O paisagismo foi intensificado com o plantio de 476 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica. A velocidade máxima permitida é de 60km/h.