O ano de 2019 já começa em Salvador com uma importante ação da Prefeitura para motoristas da cidade e moradores de Stella Maris que passam a ter, a partir dessa quarta-feira (02), um novo acesso que vai melhorar tanto a mobilidade no bairro quanto o tráfego na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela). A nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi foi inaugurada nesta manhã pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis, demais secretários e gestores municipais, autoridades, imprensa e familiares da ialorixá do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, falecida no último dia 27.

“Aqui havia uma retenção muito grande, principalmente na Paralela, sentido Litoral Norte, nos horários de pico. Essa nova Avenida Mãe Stella conseguirá resolver esse problema, pois vai permitir fazer um binário e praticamente duplicar a capacidade de tráfego entre a orla e a Paralela, trazendo benefício para os moradores e população em geral", salientou o prefeito.

Fruto de um investimento de R$ 7,8 milhões, a nova via teve as intervenções executadas pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), com projeto das mudanças viárias elaborado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). De acordo com o órgão de trânsito, o congestionamento de cerca de 3 km existente na Paralela, entre o Bairro da Paz e a entrada de Stella Maris, ficará no passado.

O objetivo é desafogar o trânsito para quem está na Paralela e segue em direção à orla de Stella Maris ou ao aeroporto. Isso porque o acesso à orla pela Alameda Dilson Jatahy Fonseca (também conhecida como Alameda da Praia) costumava engarrafar em horários de pico ou nos finais de semana de sol, além de feriados, por conta da procura pela praia. Com a Avenida Mãe Stella de Oxóssi, a Alameda Dilson Jatahy Fonseca passa a ser mão única sentido aeroporto, ou seja, para quem deixa a orla de Stella Maris.

“Nossa, a gente estava precisando demais dessa obra. Vai ajudar bastante a acabar com os engarrafamentos aqui, principalmente nesse período do verão. A Prefeitura fez uma coisa maravilhosa, pois a gente levava até duas horas para chegar em casa”, relatou, satisfeita, a dona de casa Iara Castro, de 65 anos e há 19 deles moradora da localidade.

Homenagem

O prefeito também ressaltou o motivo de homenagear uma das mais importantes líderes religiosas do estado e do país com a nova via. “Mãe Stella foi um grande nome da fé e religiosidade da Bahia, um grande exemplo de mulher que nos deixa um legado. A Prefeitura aproveitou para fazer logo essa homenagem, algo que estivesse à altura de Mãe Stella e que ajuda a perpetuar ainda mais essa história e exemplo”, pontuou ACM Neto.

Presente na ocasião, Adriano Azevedo, de 38 anos e sobrinho da ialorixá, revelou o agradecimento da família pela iniciativa. “O prefeito nos presentar com essa homenagem digna é um misto de sentimentos, é um momento de felicidade. Mãe Stella recebe todas essas honras por tudo o que ela foi, com um pensamento além do tempo que ela viveu, por tudo o que ela foi para a religião e para a comunidade da Bahia”.

Antecipação do prazo

Graças aos esforços da equipe que trabalhou nas obras, foi possível antecipar em um mês a entrega da nova via, que deveria ser inaugurada em fevereiro. Antes chamada de Alameda Praia do Flamengo, a nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi possui 3,2 km de extensão e 10,5m de largura e duas faixas. O trajeto terá o dobro da capacidade de tráfego, ganhando inclusive ciclofaixa e estacionamento com 1.108 vagas. As melhorias contemplam ainda iluminação em LED, sistema de drenagem e construção de 11,7km de passeios com piso tátil. O paisagismo foi intensificado com o plantio de 476 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica. A velocidade máxima permitida será de 60km/h.

Mudanças

O bloqueio no trecho entre a Dorival Caymmi e a Avenida Carybé, que precisou ser feito durante as obras, foi aberto. Porém, quem vem da Av. Dorival Caymmi e desejar seguir sentido aeroporto vai precisar entrar na nova via e pegar o retorno na primeira via à esquerda. Assim, o condutor chegará na Avenida Dilson Jatahy Fonseca e seguirá sentido aeroporto. Não será mais possível ir direto da Dorival Caymmi para a Carybé.

Para orientar moradores e condutores que costumam passar pela região, a Transalvador vai disponibilizar PMVs (Painéis de Mensagens Variáveis) durante o fim de semana, além de agentes de trânsito no dia das alterações.

Orla

Além da nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi, Stella Maris deverá receber outra intervenção a ser iniciada este ano: a requalificação da orla, que também vai abranger as praias de Praia do Flamengo e Ipitanga. De acordo com o prefeito, a iniciativa está na fase de liberação de recursos e o lançamento da licitação para as obras deverá acontecer até março.