Com muita festa e sentimento de sonho realizado, os moradores de dois bairros de Salvador receberam importantes ações da Prefeitura nas áreas Social e de Habitação na manhã deste sábado (14). No Alto das Pombas, o prefeito ACM Neto entregou mil títulos de posse do terreno por meio do programa de regularização fundiária Casa Legal. Em seguida, no bairro de Luiz Anselmo, foi a vez de 326 famílias serem beneficiadas com o início das obras de reforma dos imóveis, dentro do programa Morar Melhor.

Aos 67 anos e há 31 morando no Alto das Pombas, a aposentada Aída Maria Santos Neves recebeu a sua escritura das mãos do prefeito. “Este documento representa um sonho de anos e anos. Perdi as contas das noites que passei sem dormir ou chorei porque achavam que a qualquer momento alguém poderia tomar a minha casa. Agora, estou feliz e agradeço muito ao prefeito por este momento”, afirmou.

O Casa Legal é um programa de regularização fundiária desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), que visa conceder título de posse de terreno a cidadãos que residem, por cinco anos no mínimo, em imóvel de até 250m² de área construída, dentre outros critérios. No sábado passado, o programa entregou 700 títulos aos moradores do Calabar.

Morar Melhor – Em Luiz Anselmo, ao lado de secretários, vereadores e lideranças, o prefeito ACM Neto assinou a ordem de serviço para a cobertura do Canal do Churupita e autorizou a inclusão de mais 25 residências que serão beneficiadas pelo Programa Morar Melhor. “São pessoas que não fizeram o cadastro por um ou outro motivo, mas que também serão contempladas”, afirmou o prefeito. As obras do Morar Melhor no bairro já estão em andamento. No local, o prefeito ainda assinou a ordem de serviço para cobertura do Canal do Churupita.

ACM Neto pontuou o funcionamento e as características do programa, ressaltando também outras melhorias promovidas pela Prefeitura na localidade. Em seu discurso, ACM Neto disse ressaltou a importância da cobertura do Churupita e acrescentou que a obra foi solicitada pela própria comunidade em julho deste ano, quando foram entregues na ocasião a quadra e escadaria completamente reformadas pela Prefeitura, com investimento total de R$320 mil.

O Morar Melhor visa reformar residências em situação precária com serviços de reboco e pintura, telhado, esquadrias (portas e janelas) e louças sanitárias no valor de até R$5 mil. A intenção do programa é reformar 20 mil casas por ano e 100 mil em um prazo de cinco anos, com investimento total de R$500 milhões. Esta semana, o programa foi iniciado em Novo Marotinho e Sussuarana, e já está em andamento nos bairros de Nova Constituinte, Bairro da Paz, Liberdade e Calabar.