As obras viárias no bairro de Stella Maris, que envolvem a requalificação da Alameda Dilson Jatahy Fonseca e construção da nova Avenida Alameda Praia do Flamengo, estão 95% concluídas. Em fase de pavimentação asfáltica, a intervenção está prevista para ser entregue à população ainda este mês, bem antes do prazo inicialmente previsto no projeto, que era em fevereiro.

Para manter o ritmo acelerado das obras, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) interditou o trecho entre as avenidas Dorival Caymmi e Carybé. Em decorrência disso, os condutores que forem de Itapuã sentido aeroporto precisam seguir direto pelo Viaduto Mário Andreazza, fazer os retornos pelas alças de acesso até chegar à Av. Carybé, de onde podem seguir direto.

Se as condições climáticas permanecerem favoráveis, já na próxima segunda-feira (10) o trecho será completamente liberado para o tráfego. Enquanto isso, a Transalvador mantém a sinalização e agentes de trânsito na região orientando os condutores.

Benefícios

A nova Avenida Alameda Praia do Flamengo, que vai passar a ligar quem vem da Paralela e segue para a orla de Stella Maris, está sendo construída pela Prefeitura, desafogará o fluxo da Alameda Dilson Jatahy Fonseca, trazendo melhorias para a mobilidade e qualidade de vida a quem trafega pela região.

Segundo a Transalvador, o congestionamento de cerca de 3 km existente na Paralela, entre o Bairro da Paz e a entrada de Stella Maris, vai deixar de existir após a intervenção.

Isso porque a Alameda Dilson Jatahy Fonseca, também conhecida como Alameda da Praia, terá sentido único em direção à Paralela, enquanto a Alameda Praia do Flamengo fará o percurso inverso, ambas em sentido único.

Atualmente, a Dilson Jatahy Fonseca serve como acesso e saída de Stella Maris, o que causa os engarramentos principalmente nos finais de semana, por conta do acesso à praia. Por ela, circulam atualmente 25 mil veículos por dia.