Em ação alusiva ao “Novembro Negro”, promovida pelo Comitê de Igualdade Racial, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) visitou nesta quarta-feira (21) a Sociedade Protetora dos Desvalidos localizada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, Centro Histórico. O objetivo da ação foi proporcionar aos servidores da pasta momentos de reflexão sobre a temática racial e seus impactos.

De acordo com Fabiana Santana, membro do comitê, a experiência contribui para o protagonismo da população afrodescendente. “A oportunidade trouxe a discussão da formação dos intelectuais negros ao longo da história e os desafios enfrentados para sua autoafirmação, além do entendimento e reconhecimento dos sujeitos enquanto população negra e sua história. ”, explica.

A Sociedade Protetora dos Desvalidos presta benefícios aos seus associados, promovendo atividades culturais e recreativas, ampliando a busca da auto sustentação financeira, dentre outras ações. A sociedade existe desde 1832 consolidando o objetivo de igualdade, fraternidade e caridade. Outrora, a sociedade promoveu políticas abolicionistas, participando de lutas e revoltas que ajudaram na abolição da escravatura.