Os moradores de Stella Maris devem ganhar, daqui a alguns meses, uma solução definitiva para um trânsito mais fluido de acesso ao bairro, que vai impactar positivamente no fluxo da região e, principalmente, em mais qualidade de vida dos cidadãos. Com investimento de aproximadamente R$10 milhões, as obras de requalificação viária na alameda Dilson Jatahy Fonseca, com construção da nova Avenida Alameda Praia do Flamengo, foram iniciadas pela Prefeitura nesta quinta-feira (27). Todos os detalhes foram apresentados no local pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice, Bruno Reis; dos secretários Fábio Mota (Mobilidade) e Almir Melo (Infraestrutura e Obras Públicas), demais autoridades e população.

As obras serão uma melhoria para toda a cidade, já que a medida visa acabar também com a retenção de tráfego nas avenidas Luís Viana Filho (Paralela), Carybé e Dorival Caymmi, por conta do atual acesso a Stella Maris. “Hoje só temos a Dilson Jatahy Fonseca, que é mão dupla. A Prefeitura vai construir uma nova avenida, que vai integrar também a orla e a Paralela e se chamará Avenida Alameda Praia do Flamengo. Será feito um grande binário e, com isso, vai ser duplicada a capacidade de trânsito de veículos diariamente na região, resolvendo o problema de quem mora e trabalha nesse trecho de orla, assim como das pessoas que saem de Salvador para a região metropolitana, principalmente nos horários de pico e finais de semana”, explicou ACM Neto.

O prefeito ainda aproveitou para lançar um desafio à equipe municipal: realizar as intervenções em um prazo de três meses – no prazo original, as obras seriam concluídas em cinco meses. “Vamos nos esforçar para que, antes do Réveillon, a nova avenida seja concluída, facilitando a vida das pessoas já para este Verão”, pontuou. Durante as obras, não será feita qualquer alteração no tráfego do bairro. 

Mudanças

A Alameda Dilson Jatahy Fonseca, também conhecida como Alameda da Praia e que hoje é mão dupla, passará a ter sentido único após a conclusão das obras, acabando com os engarrafamentos no acesso ao bairro pela Avenida Paralela. O reflexo do congestionamento chega impactar quem segue para o aeroporto e para bairros como São Cristóvão, Itapuã e Mussurunga, travando a Paralela já a partir do Bairro da Paz em horários de pico ou aos finais de semana, por conta do acesso à praia.

Já a Alameda Praia do Flamengo, que também hoje é mão dupla, terá sentido único para a orla após as intervenções. Com 10,5m de largura e duas faixas nos cerca de 3,2km de extensão, a via terá o dobro da capacidade de tráfego, ganhando inclusive ciclofaixa e estacionamento com 1.108 vagas após as obras.

O projeto das mudanças viárias foi elaborado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e as obras serão executadas pela empresa Campbell, sob coordenação da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). As melhorias vão contemplar ainda nova pavimentação, iluminação em LED, sistema de drenagem e construção de 11,7km de passeios com piso tátil.

A medida trouxe grande satisfação para moradores como o servidor público Marco Antônio Ribeiro, que reside em Stella Maris há quase 30 anos. “Essa obra é de grande importância porque, a partir de 16h30, o fluxo de veículos aumenta muito e os carros chegam a parar na Paralela para conseguir entrar, congestionando o trânsito todo. Essa duplicação vai valorizar os imóveis, melhorar o tráfego e a acessibilidade, além de gerar emprego e renda para toda a região.”

Também residente no bairro desde a década de 1990, o aposentado Jadson Borges revelou que, realmente, o trânsito na região estava realmente difícil. “Para percorrer um trecho de 1,5km, às vezes demoramos 50min. Isso dificulta muito o acesso dos moradores. Só temos a agradecer por essa obra”, completou.

Outras melhorias

O prefeito também aproveitou para ressaltar que, por meio do contrato de financiamento com o Banco Mundial através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), será feita a requalificação do trecho de orla Stella Maris/Praia do Flamengo e Ipitanga. “Os recursos já estão assegurados e foi solicitado à Secult (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) que acelere o processo junto com os técnicos do BID a autorização para que possamos licitar o quanto antes as obras”, pontuou. Também está prevista a realização da segunda etapa da requalificação da orla de Itapuã – ação em fase de captação de recursos.

No Conjunto Marissol, em Ipitanga, já foi realizada a implantação de nova iluminação, limpeza e pavimentação de algumas vias. Serão buscados recursos para aplicação de asfalto em outras vias e construção de novo sistema de drenagem, dentre outras melhorias na localidade.