Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (10), os operários já estavam em ação para reformar as 301 casas em situação precária em Novo Marotinho, a quarta localidade contemplada pela Prefeitura com o Morar Melhor. A ordem de serviço para início imediato do programa no bairro foi assinada pelo prefeito ACM Neto, ao lado da moradora e uma das beneficiárias Quésia Fernandes dos Santos, de 25 anos, durante cerimônia realizada na 4ª Travessa José Teixeira. O evento contou também com a presença de gestores municipais, autoridades e a população, além do anúncio de intervenções a serem feitas na região, a pedido dos próprios moradores.

Os moradores festejaram bastante a ação. Para a líder comunitária Vera Brandão, o Morar Melhor é um momento importante para o bairro. “Estamos muito felizes com essa ação, esta que é uma comunidade carente. Vamos lutar ainda mais e mais para, em conjunto com a Prefeitura, conseguirmos mais conquistas aqui”.

Ao lado dos secretários Bruno Reis (Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza) e Paulo Fontana (Infraestrutura e Defesa Civil), além do superintendente Almir Melo (Conservação e Obras Públicas), o prefeito ACM Neto salientou que este é um dos maiores programas sociais e habitacionais promovidos pela administração municipal, que tem como vantagem a possibilidade de os moradores permanecerem no local em residências mais seguras e que permitam melhores condições de saúde. “O próprio morador é quem escolhe o que fazer na residência, dentro do valor de R$5 mil reais. Quem ainda não foi contemplado nesta primeira etapa, pode ficar tranquilo que o Morar Melhor vai chegar em todas as residências dos que mais precisam”, alertou.

Funcionamento - O Morar Melhor é promovido pela Prefeitura sob a coordenação da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), com parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec). A iniciativa possibilita a realização de serviços de pintura e reboco da fachada, troca de esquadrias (portas, janelas, portões, venezianas), instalações sanitárias e recuperação ou troca do telhado. O investimento em cada imóvel é de até R$5 mil.

Pessoas que possuem casas em situação de risco cadastrados pela Defesa Civil (Codesal) ou morem de aluguel, além de famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos, não podem ser contempladas pelo programa. A iniciativa também está sendo realizada em Nova Constituinte, Bairro da Paz, Liberdade e Calabar, e a estimativa é de que sejam reformadas 20 mil residências por ano, num total de 100 mil casas contempladas através de seleção técnica e investimento de R$500 milhões.

Outras intervenções – Além do Morar Melhor, o prefeito ACM Neto também anunciou outras melhorias a serem realizadas em Novo Marotinho, a pedido dos próprios moradores. Uma dessas intervenções é a recuperação da escadaria da Rua Inocêncio do Espírito Santo, que dá acesso à Escola Eraldo Tinoco, com projeto a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).

Serão feitas ainda melhoria da iluminação da Travessa José Teixeira, além de limpeza e contenção do canal que passa pela localidade. A comunidade será ainda beneficiada com o atendimento do primeiro hospital municipal da capital baiana, cujo edital de licitação para construção da estrutura deverá ser lançado ainda este mês de novembro pela Prefeitura.