Além do novo conjunto habitacional e das estruturas de serviços construídas pela Prefeitura, os moradores da Comunidade Guerreira Zeferina em Periperi, no Subúrbio Ferroviário, puderam conferir pessoalmente o início de mais uma iniciativa que envolve um item que alia tecnologia e sustentabilidade: o sistema de geração solar fotovoltaica de energia elétrica. A iniciativa é possibilitada através de acordo de cooperação assinado entre a administração municipal, através do prefeito ACM Neto, e representantes da Coelba nesta terça-feira (22), no Palácio Thomé de Souza. O evento também contou com as presenças de gestores municipais e da imprensa.

O prefeito salientou que essa parceria chega a uma das áreas que, no passado, eram mais pobres e sem qualquer condição digna de vida da cidade. “A Prefeitura transformou o local, construindo um conjunto habitacional que, talvez, seja o mais bonito conjunto popular do Brasil. A energia solar vai contribuir para a preservação do meio ambiente e, também, para que os moradores possam ter acesso à Tarifa Social. É um primeiro projeto que poderá depois ser multiplicado para diversas outras comunidades pobres de Salvador”, disse ACM Neto.

“A gente tinha vários problemas com energia elétrica. Já sofremos vários incêndios, perdemos muita coisa na geladeira porque os vizinhos de outras ruas puxavam os cabos e ficávamos sem energia. Eles diziam que a gente devia viver como bicho porque os barracos eram até mesmo de lençol. Agora para a gente é uma grande satisfação em ver os prédios todos iluminados, temos até vontade de chorar de tanta felicidade. Só temos a agradecer a Prefeitura por essa ação”, salientou Edinha Leite, 50 anos e há 10 deles como moradora da Guerreira Zeferina.

Com investimento inicial de R$1,2 milhão pela Coelba para a primeira etapa, através do Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o sistema pretende beneficiar, ao final, as 230 famílias que vão residir no local. A instalação da estrutura começará já na próxima semana e prevê placas solares no telhado dos edifícios do conjunto habitacional. Essas estruturas receberão a luz solar, que passará por um inversor de energia, transferindo-a para a rede da Coelba.

As placas fotovoltaicas vão fornecer energia para as áreas comuns do conjunto habitacional, o que trará economia para os moradores, famílias de baixa renda, que não vão arcar com esse consumo. De acordo com a concessionária de energia, a geração total estimada em 297 MWh/ano, também beneficiará a creche da comunidade e outras unidades da administração municipal no local.

“Esse é um projeto que vai trazer uma economia de energia importante, permitindo à Prefeitura fazer uma compensação. É um projeto onde a geração é maior do que o consumo da comunidade e isso vai gerar créditos para a Prefeitura poder debitar em outras unidades consumidoras. É algo que vai beneficiar toda a comunidade e a Prefeitura. É um prazer para a gente realizar a assinatura desse convênio”, salientou o diretor-presidente da Coelba, Fulvio Machado.

Transformação

Conhecida na década de 1990 como Cidade de Plástico, devido aos primeiros barracos terem sido erguidos com lonas, a Comunidade Guerreira Zeferina era uma região que apresentava condições subumanas. A localidade de 20 mil m² foi alvo de uma transformação urbanística promovida pela administração municipal, bos a coordenação da Casa Civil, com investimento de R$21 milhões e projeto construído pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) em conjunto com os próprios moradores. A primeira etapa da intervenção foi entregue em 6 de abril último, dentro das comemorações pelo aniversário de 469 anos de Salvador.

Além das residências, também foram construídos a Escola Municipal Guerreira Zeferina, campo de futebol; miniquadra; seis boxes comerciais distribuídos em três quiosques; espaço de convivência e lazer; calçadão de acesso à praia; deck; e estacionamento. A transferência dos moradores dessa primeira etapa será realizada ainda neste semestre.

Na próxima etapa, serão entregues os apartamentos restantes, além do centro comunitário, quatro boxes comerciais distribuídos em dois quiosques, um parque infantil, uma academia de saúde, um espaço de lazer e convivência e estacionamento. As obras ocorrem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Desde a construção do projeto, os moradores recebem da Prefeitura acompanhamento social e ações para ajudar a população para ingressar no mercado de trabalho. Durante as obras, por exemplo, alguns residentes foram capacitados e contratados para trabalhar na construção do conjunto habitacional. Além disso, foi realizada este mês ação especial que envolveu palestras, inscrições para vagas através do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm) e inscrições para programas sociais, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps).