O sonho de ter a casa reformada se tornou realidade para moradores de Mussurunga. Nesta quinta-feira (12), às 18h30, o prefeito ACM Neto entrega 181 unidades habitacionais reformadas pelo programa Morar Melhor no bairro. A solenidade ocorrerá na Rua Raul Seixas, com acesso pela Avenida Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto), próximo à Nacional Gás (entrada da panificadora e lanchonete Confiança). É a primeira vez que a localidade é beneficiada com o programa, que tem o objetivo de realizar intervenções escolhidas pelos moradores em residências que estejam em situações precárias.

Até o fim de 2020, 40 mil residências devem ser reformadas pela administração municipal, com ação coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Este ano, as obras da segunda etapa do Morar Melhor já foram autorizadas em nove bairros, beneficiando centenas de famílias em Alto de Coutos, Castelo Branco, Ribeira, Sete de Abril, Boa Vista de São Caetano, Cosme de Farias,  Fazenda Coutos III, Arenoso e Itinga.

Com limite de até R$5 mil para cada casa, as intervenções promovidas pelo Morar Melhor são escolhidas pelos próprios moradores. São elas: pintura e reboco, novo telhado, implantação de louças sanitárias (pia e vaso) ou esquadrias (portas e janelas). Entre os critérios para a escolha das regiões beneficiadas estão locais com maior número de domicílios com alvenaria sem revestimento; que possuem moradores abaixo da linha de pobreza (renda per capta inferior a R$ 85/mês); e que tenham predominância de mulheres chefes de família. Imóveis em situação de risco cadastrados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), alugados ou de famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos não são contemplados.