A Prefeitura de Salvador divulgou nesta quinta-feira (1º) o resultado da licitação de contrato da empresa que fará a requalificação da Ponta do Humaitá, na Cidade Baixa. A empresa Metro Engenharia e Consultoria Ltda será a executora da obra, com início previsto para este mês, sob a responsabilidade da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). O objetivo é valorizar o local, conhecido por preservar uma das mais belas vistas da capital baiana.

Orçada em R$ 614.642,55, a obra envolverá a recuperação e pavimentação de toda a região, melhoria do estacionamento, construção de nova quadra esportiva em substituição da atual, urbanização da grama e recomposição dos caminhos. Também estão previstas a remoção de uma edificação construída para dar apoio ao cais, por estar em desacordo com o paisagismo local, e melhorias da área de contemplação do pôr do sol.

“Por se tratar de uma região tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não podemos fazer grandes mudanças, mas tenho certeza que, ainda assim, o local ganhará um novo aspecto. Trata-se de uma área que estava bastante degradada e que há muitos anos não passava por requalificação mesmo contendo uma das vistas mais bonitas de Salvador”, afirma a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tânia Scofield.