A entrega da encosta da Rua Direta do Arraial, no Arraial do Retiro, na quarta-feira (24), foi a sétima ação do tipo realizada pela Prefeitura de Salvador desde 2017. Executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), a intervenção ocorreu em uma área de 1.055 metros quadrados, por meio de uma técnica chamada de cortina atirantada de concreto, de forma a conter esforços de empuxos do solo, impedindo o desabamento da estrutura.

Com investimento de R$ 4 milhões, provenientes de recursos municipais, a obra conta com hidrossemeadura na base da cortina em 1.800 metros quadrados. Do total entregue desde 2017, seis encostas foram implantadas com recursos próprios e uma - a da Rua Sergipe - contou com recursos do Ministério das Cidades.

Investimento

Em toda a gestão do prefeito ACM Neto - entre 2013 e 2017 - 33 estruturas foram finalizadas com recursos municipais - com investimentos de R$ 53,4 milhões - e outras duas estão em fase de execução. Das 20 intervenções custeadas pelo Ministério das Cidades - com investimentos de R$ 20,1 milhões -, sete foram entregues, seis seguem em execução e outras sete aguardam detalhes para iniciar.

As intervenções foram realizadas em Cosme de Farias, Federação, Vale das Pedrinhas, Ladeira do Cacau, Avenida Contorno, Canabrava, São Cristóvão, Itapuã, Saramandaia, Rio Vermelho, Luiz Tarquínio, Saboeiro, Santa Mônica, Costa Azul, Estrada Velha do Aeroporto, São Caetano, Liberdade, São Tomé de Paripe, Estrada da Rainha, Fazenda Grande, São Marcos e outras 26 localidades.

Contenção marítima

Neste período também ocorreram trabalhos de contenção na orla marítima de Salvador. A ação visa sanar problemas causados por erosão ou acidentes, com sete intervenções executadas desde 2014, com investimentos da ordem R$ 12,1 milhões. As obras ocorreram na Pituba (2), Boca do Rio, Itapuã, Piatã, Costa Azul e Ondina.