Quem circular pela região do Farol da Barra neste fim de ano notará sutis diferenças na estrutura de um dos principais cartões-postais da capital baiana. É que o local passa por intervenções estruturais, visando garantir mais conforto e segurança para soteropolitanos e turistas que visitam o local. A intervenção mais visível é a substituição de 2,4 mil metros quadrados de grama - da espécie Esmeralda, que se adapta bem ao solo e clima soteropolitanos -, do entorno do Forte Santo Antônio da Barra, onde fica situado o farol.

A mudança urbanística realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), de Ordem Pública (Semop) e da Superintendência de Conservação de Obras Públicas (Sucop), envolve ainda a construção de um mirante para observação e contemplação do pôr do sol, tirar fotografias e passeios em família. As intervenções abrangem ainda a colocação de guarda-corpos, elementos de acessibilidade no entorno do forte e nova iluminação cênica.

"As alterações visam conferir maior conforto e segurança aos visitantes, por meio da substituição da grama e manutenção do sistema de irrigação. O solo foi rebaixado cerca de 40 centímetros, recebeu adubo e terra vegetal para estar apto ao replantio da grama Esmeralda", afirma o titular da Secis, André Fraga. O projeto foi concebido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e a obra conta com supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por se tratar de monumento tombado.