Novo modal de transporte vai melhorar a mobilidade em “centro nervoso” da cidade

Diminuir o tempo de tráfego nas vias, de forma que os usuários do transporte público ganhem em conforto, segurança e em melhor locomoção na hora de ir para casa, trabalho ou a um local de lazer. É isso que a Prefeitura espera com a implantação do primeiro sistema de BRT (Bus Rapid Transit) de Salvador, com corredores exclusivos por onde irá trafegar um ônibus articulado, mais rápido e confortável. A primeira etapa de obras, que vai ligar a região do Parque da Cidade ao Shopping da Bahia, foi autorizada hoje pelo prefeito ACM Neto, em pleno aniversário de 469 anos da primeira capital do Brasil.

As intervenções serão concluídas em 28 meses e fazem parte do eixo Investe do programa Salvador 360. As obras serão executadas pelo Consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa Infraestrutura S.A., Construções e Comércio Camargo Correa S. A. e Geométrica Engenharia de Projetos Ltda. O valor para execução da primeira etapa é de R$ 212.781.070,50, oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. Cerca de 700 empregos diretos serão gerados.

Com o novo modal, a cidade dá mais um grande salto na área de mobilidade. Isso porque a obra vai possibilitar a criação de linhas exclusivas, em corredores de tráfego próprios e segregado das demais vias, que vão reduzir o tempo do soteropolitano no trânsito e melhorar a mobilidade em regiões críticas. O sistema será integrado ao metrô. Este primeiro trecho terá 2,9km de extensão e vai ligar o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô).

Viadutos e elevados

O BRT terá capacidade de beneficiar 31 mil pessoas por hora, em horários de pico. Os veículos utilizados pelo sistema serão do tipo ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23 metros, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h. Os tempos de percurso serão significativamente reduzidos se comparados aos atuais níveis de operação.

As intervenções ainda envolvem a construção de três viadutos, sendo um no sentido Parque da Cidade/Lucaia, outro na direção Parque da Cidade/Iguatemi e mais um no Iguatemi, perto do viaduto Raul Seixas. No Cidadela e na região do Hiper, serão erguidos elevados paralelos para a implantação das estações em cada um desses locais.

Mudanças no trânsito

Para viabilizar a execução das obras de infraestrutura, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) planeja ações de ordenamento do fluxo de veículos que circularão na região da Avenida ACM. Todas as alterações no trânsito em função das intervenções para implantação dos corredores do BRT serão comunicados previamente pelo órgão. Entretanto, não há previsão para intervenções ou desvios no tráfego previstas para os próximos 60 dias.

Durante esta primeira fase, as obras serão realizadas em cima de canteiros, passeios ou jardins, sem que haja necessidade de intervenções no tráfego neste período. Caso seja necessária qualquer alteração no trânsito, nesta ou em outras fases das obras, a Transalvador avisará a população com antecedência.

Intervenções divididas em etapas

Uma das mais importantes intervenções viárias já realizadas na capital baiana, o sistema BRT englobará mais duas etapas. O segundo trecho, do Cidade Jardim (Parque da Cidade) até a Estação da Lapa, será licitado no início do segundo semestre deste ano e terá 5,5km de extensão. As obras preveem também a implantação dos viadutos na Avenida Garibaldi e elevados paralelos nas Pedrinhas e Cidade Jardim. O projeto do trecho dois contará com recursos de R$300 milhões do Orçamento Geral da União (OGU), além de R$112 milhões do Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC), já assegurados.

Deste modo, os trechos de corredores exclusivos ligarão a Estação da Lapa à região do Shopping da Bahia, atendendo inclusive a população do entorno das avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, no chamado “centro nervoso” da primeira capital do Brasil e num traçado totalmente diferente daquele feito pelo metrô. O projeto foi idealizado para fazer a integração entre os dois principais polos econômicos da cidade: o Centro Histórico e a região do Iguatemi.

O percurso total, em ônibus articulados e climatizados, será completado em 16 minutos e permitirá ao passageiro se deslocar na rede de transporte público para outros pontos da cidade por meio de 10 estações de transbordo. São elas: Lapa, Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Pedrinhas, Cidade Jardim, Parque da Cidade, Itaigara, Pituba, Cidadela, Hiper e Iguatemi. Vale lembrar ainda que as obras envolvem obras de macrodrenagem, urbanização e paisagismo, além da implantação de ciclovias.

Nos demais trechos serão implantadas novas vias exclusivas para o sistema e as intervenções também contarão com obras de macrodrenagem, urbanização e paisagismo ao longo do corredor de transporte e implantação de ciclovias.

Expansão

Também está previsto no BRT o projeto de expansão (etapa três), que vai do Parque da Cidade ao bairro da Pituba, nas imediações do Posto Namorados. Com 1,8km, essa terceira etapa prevê a implantação das estações Parque da Cidade e Itaigara, além do Terminal Pituba, que fará integração com outros modais.