ACM Neto também deu ordem de serviço para urbanização de dique e para construção de posto de saúde

Moradores da Rua Direta do Arraial, no bairro do Arraial do Retiro, já podem dormir sossegados. Isso porque foi entregue a obra de contenção da encosta do local, nesta quarta-feira (24), pelo prefeito ACM Neto, em solenidade que contou também com a presença de secretários municipais e outras autoridades. Além disso, outra antiga reivindicação já está sendo atendida pela Prefeitura: a requalificação do entorno do Dique do Arraial, que teve a ordem de serviço assinada na ocasião.

O prefeito ACM Neto destacou os investimentos feitos pela Prefeitura nas áreas de risco, com esforços para contenção das encostas e aplicação de geomantas em terrenos instáveis. "Quem mora nas áreas de risco não pode esperar pela burocracia da liberação de verbas. É preciso devolver a segurança à população. Fizemos essa obra com recursos próprios. Se fôssemos esperar a verba vir de Brasília, certamente demoraríamos quatro, cinco meses para o começo dos trabalhos", afirmou o prefeito, destacando que esta foi uma das maiores obras em encostas já feitas pela gestão municipal em Salvador.

As obras da encosta tiveram duração de dois anos e foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). As intervenções englobaram a contenção de uma área de 1.055m², através da técnica de cortina atirantada de concreto para conter esforços de empuxos do solo, impedindo o desabamento. Também foi feita hidrossemeadura na base da cortina em 1.800m². O valor do investimento foi R$ 4 milhões, provenientes de recursos municipais.

Os moradores também ganharam equipamentos de convivência e lazer, implantados pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman). Foram implantados banco modulado, Academia de Saúde e jogos de mesas e bancos, produzidos pela Companhia de Desenvolvimento de Salvador (Desal), o que permite, além de noites mais tranquilas em períodos de chuva, que a população disponha de um espaço de lazer com os mesmos equipamentos instalados em outras praças públicas da cidade.

Lagoa

Orçada em R$ 364 mil, a urbanização da lagoa contempla uma área de 1.839,43m². A expectativa é que a intervenção seja concluída no prazo de quatro meses, a partir da obra licitada. Antiga reivindicação dos moradores, a urbanização do entorno da Lagoa do Arraial do Retiro prioriza a preservação das áreas de valor ambiental e requalifica o espaço urbano através de equipamentos de lazer e tratamento paisagístico, com criação de jardins e plantio de árvores.

A urbanização do entorno da Lagoa do Arraial, com projeto da Fundação Mario Leal Ferreira, também terá área pavimentada com piso intertravado, que permite o uso compartilhado por pedestres, motoristas e ciclistas. O projeto prevê um deck em madeira plástica e a instalação de um parque infantil, paraciclos (suporte físico onde a bicicleta é presa), equipamentos de ginástica, conjunto para jogos, bancos para convivência e um quiosque para a comercialização de acarajé.

Saúde

Em breve, a comunidade também ganhará uma Unidade de Saúde da Família (USF) novinha. O prefeito aproveitou a ocasião para dar ordem de serviço para início imediato da construção de um novo equipamento na região. O futuro posto será erguido na Rua Abaíra, s/n, como parte do Distrito Sanitário Cabula/Beiru. Serão investidos R$ 1,09 milhão. A unidade terá capacidade para atender a 16 mil pessoas da região, através da atuação de quatro equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, com atendimento humanizado e qualificado.