ACM Neto ressalta investimentos da Prefeitura nas áreas mais carentes da cidade

Um dia após a inauguração do Subúrbio 360, em Coutos, o prefeito ACM Neto retornou ao Subúrbio Ferroviário para entregar mais uma obra importante, desta vez na área da infraestrutura urbana. Em mais um trecho entregue de orla requalificada, o segundo nesta região depois das praias de Tubarão e São Thomé de Paripe, o prefeito ACM Neto inaugurou hoje (27) a nova Rua Almeira Brandão, que margeia a linha férrea ao longo da Baía de Todos-os-Santos, entre os bairros de Itacaranha e Plataforma.

Antes das obras, o cenário na via era marcado pela pavimentação degradada, falta de passeios, pontos irregulares de lixo, ausência de iluminação e insegurança. Tudo isso agora ficou no passado. "Está é uma obra definitiva, que contempla moradores e turistas que visitam um dos espaços mais bonitos da cidade. Nós reconstruímos a Almeida Brandão e realizamos mais este sonho", disse ACM Neto, que percorreu os 3 quilômetros do novo trecho requalificado a pé, quando teve a oportunidade de conversar com vários moradores.

O projeto de requalificação do local foi elaborado pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF) e as obras foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Foram investidos R$9,484 milhões, provenientes de recursos municipais, e as intervenções duraram quase dois anos. A ação faz parte do programa Salvador 360, eixo Investe.

"Desde que assumi a Prefeitura, tenho trabalhado muito para mudar a vida de quem mais precisa. Esta obra entre Itacaranha e Plataforma é apenas mais uma demonstração de que a nossa administração tem um olhar mais direcionado para o social. Investimentos mais de 74% dos recursos da Prefeitura nas áreas mais carentes", afirmou o prefeito.

Com as intervenções, a Almeida Brandão recebeu um novo sistema de drenagem. Assim como a Barra, Rio Vermelho e São Tomé de Paripe, também ganhou pavimentação em piso intertravado, além de asfalto e contenção em alvenaria de pedra. Além da via principal, outras 15 ruas laterais foram pavimentadas com asfalto.

Na região foram colocados bancos nas áreas mais baixas para contemplação da baía, construção de ciclovia, rampas e piso tátil para acessibilidade, além de novos iluminação e paisagismo. As melhorias alcançaram ainda os chamados “recantos”, áreas de convivência da população, com a construção de dois parques infantis, academia de ginástica, bancos e mesa de jogos, fazendo com que os moradores voltem a ocupar o espaço público.

Demais trechos

Além de Plataforma/Itacaranha, a requalificação e urbanização da orla de Salvador atingiu outros 12 trechos da cidade, a exemplo do que aconteceu em São Tomé de Paripe, Tubarão, Barra (dois trechos), Ribeira, Rio Vermelho (três trechos), Itapuã, Piatã, Jardim de Alah e Boca do Rio. Dois trechos já estão com obras em andamento: Ondina/Rio Vermelho e Farol de Itapuã.

No entorno do Farol de Itapuã, as ações visam garantir a preservação da praia e de áreas vizinhas ao local, proporcionando fluidez à circulação de pessoas com conforto e segurança. O investimento é de aproximadamente R$ 3,2 milhões, oriundos do Programa de Requalificação Urbana de Salvador (Proquali), que integra o eixo Investe do Salvador 360.  As obras no local ocorrem em uma área de mais de 21,5 mil m², com 335 metros de extensão, no trecho entre as casas da Marinha e a curva da residência que pertenceu ao poeta Vinicius de Moraes.

Já em Ondina/Rio Vermelho, entre a Praça Orungan e Praia da Paciência, a área também passará por melhorias. A ordem de serviço para início das obras foi assinada na última segunda-feira (22) e a previsão é de que a execução seja realizada em uma única etapa, com duração de um ano. Com extensão de 2,6 km, as mudanças englobarão o mesmo desenho urbano das faixas já reformadas da Barra e Rio Vermelho, com pequenas diferenças. As intervenções incluem a implantação de ciclovia, requalificação de praças, alargamento de passeio, mudança de sentido de tráfego, implantação de iluminação em LED e de guarda-corpo, dentre outras ações.

A revitalização do trecho entre Stella Maris e Ipitanga, que envolve também a Praia do Flamengo, está em fase de projeto pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). As intervenções serão feitas em 260 mil m² em cerca de 5 km de extensão, com investimento estimado de R$ 40 milhões. Dentre as melhorias estão piso compartilhado, estacionamento, iluminação especial e até espaço de apoio para praticantes do surf.

Também está em fase de projeto a requalificação dos trechos de Amaralina e Pituba. Neste último caso, está sendo criada a Arena Aquática de Salvador, com implantação em andamento da piscina olímpica na Praça Wilson Lins. A intenção é de que, no futuro, as praças Wilson Lins e Nossa Senhora da Luz sejam integradas e contem com instalação de Academia da Saúde, parque infantil, mobiliário urbano, paisagismo, degraus de contenção para contemplação, estacionamento, piso intertravado e nivelamento da rua à praça.