Os moradores dos novos conjuntos Ceasa III, IV e V ganharam muito mais do que as chaves das novas residências, localizadas na região do CIA-Aeroporto, nesta quarta-feira (20). Durante a cerimônia realizada no local, o prefeito ACM Neto anunciou a criação da linha Ceasa III/IV/V-Estação Pirajá, para garantir a mobilidade de quem passará a viver no local. Além disso, foi assinada a ordem de serviço para início imediato da construção de três Unidades de Saúde da Família (USFs), que atenderão aos conjuntos Coração de Maria, Jardim Campo Verde e Ceasa I a V.

A entrega das chaves foi realizada com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis; do vice-governador João Leão; do vice-presidente e do diretor regional de Negócios da Caixa para o Nordeste, José Henrique Marques da Cruz e Paulo Nery, respectivamente; demais autoridades e beneficiários. Somente pela Prefeitura, foram cadastradas 444 famílias – 130 delas moravam na comunidade conhecida como Beco do Fumo, no Subúrbio Ferroviário.

O prefeito lembrou que, quando foi feita a assinatura dos contratos das novas residências, na semana passada, foi dito aos moradores que a entrega das chaves daria início a uma segunda etapa de ações por parte da administração municipal. Com isso, foi lançada a nova linha de ônibus, que contará com quatro veículos, e já foi solicitada a viabilidade de acesso também à Estação Mussurunga, garantindo assim 100% da integração de transporte em Salvador.

As unidades de saúde serão construídas exclusivamente com recursos municipais e já está sendo estudada também a implantação de escolas para atender aos novos moradores dos conjuntos. “Aguardamos os recursos federais, que ainda não vieram, mas que o Ministério das Cidades, junto com a Caixa, está trabalhando para agilizar a liberação. No entanto, se for preciso, a Prefeitura também construirá unidade de ensino na localidade”, pontuou ACM Neto.

Realização de um sonho

Acompanhado da esposa e da filha, Jocivânio Oliveira, de 38 anos, estava tão feliz em receber as chaves, que aproveitou até para tirar uma “selfie” com o prefeito. “Moramos no Arenoso há dez anos, em uma área de risco. Fizemos a inscrição por meio da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas) e hoje estamos realizando um sonho. Um presente de Natal antecipado”, contou Josenice.

A expectativa da Prefeitura é de que, até 2020, mais 5 mil famílias sejam retiradas de áreas de risco na cidade. Com isso, os cidadãos poderão viver em casa própria, com mais segurança, conforto e, consequentemente, com qualidade de vida.

Critérios

Para a seleção dos proprietários, foram analisados critérios como a renda familiar de até R$ 1.800, a existência de crianças com microcefalia na família e a moradia em situação de risco geológico, de acordo com a Portaria 321/2016, do Ministério das Cidades. Desde 2013, 8.571 famílias de Salvador já foram contempladas com o programa Minha Casa, Minha Vida. Por meio do site casavida.salvador.ba.gov.br, os cidadãos podem fazer a inscrição ou recadastramento e mais informações sobre o programa na cidade.