Depois de Itapuã, a região administrativa do Cabula/Tancredo Neves é o mais novo palco de uma série de obras da Prefeitura. As ordens de serviço para requalificação asfáltica e construção de praças foram assinadas pelo prefeito ACM Neto, acompanhado de gestores municipais, vereadores, líderes comunitários e população, nesta sexta-feira (24).

Algumas das intervenções serão realizadas a pedido dos próprios moradores, por meio do programa Ouvindo Nosso Bairro. “É o maior programa de consulta popular do país e uma decisão da Prefeitura de utilizar o dinheiro público para realizar o que o povo realmente deseja e precisa”, afirmou o prefeito.

A primeira ação foi realizada no bairro de Pernambués, que ganhou a nova iluminação em LED da Avenida Hilda, assim como o início das obras para novo asfalto da Rua Edson Carneiro, que possui 420 metros de extensão e é uma das principais vias de tráfego do bairro. O investimento para esta ação é de R$234 mil.

Em seguida, foi a vez do CHOPM 1, no Cabula, ganhar o início do recapeamento da Rua Tenente Valmir Alcântara. Com investimento de quase R$670 mil, a ação será realizada em R$1,6km de via. Além disso, a pedido dos moradores, será feito o orçamento para melhoria da iluminação na localidade do Resgate.

A comitiva municipal seguiu para o bairro da Engomadeira, onde foi assinada a ordem de serviço para a recuperação do asfalto na Rua Direta da Engomadeira. O investimento será de R$367 mil para 1,3km de extensão de via. Na ocasião, os moradores ainda ganharam a autorização para a construção de uma praça no bairro, cujas obras deverão ser concluídas em 90 dias.

Por fim, a maratona foi encerrada em São Gonçalo, onde foram assinadas ordens de serviço para três obras: a construção da praça da Baixa de Santo Antônio e a requalificação das ruas da Baixa de Santo Antônio e Direta de São Gonçalo, à margem da Avenida Luís Eduardo Magalhães. Para a pavimentação das duas vias, o investimento será de aproximadamente R$600 mil.

Já a Praça da Baixa de Santo Antônio (Praça da Baixinha) terá mais de 1 mil m² e ficará localizada na Rua Tenente Valmir Alcântara. A área de lazer e convivência contará com quadra, academia de saúde e ginástica, mesas de jogos, pergolado, banco modular antivandalismo, piso intertravado, parque e espaço infantil, iluminação, paisagismo e comunicação visual.

Ações

Das ações desta sexta-feira, três integram o pacote de ações do programa Ouvindo Nosso Bairro, que buscou apurar junto à população soteropolitana as principais intervenções de interesse dos cidadãos para suas comunidades. São elas a Rua Tenente Valmir Alcântara, a Praça da Baixinha e a Rua Direta da Engomadeira. As demais intervenções são relacionadas ao Programa Salvador 360. Desde 2013, a prefeitura já requalificou mais de 480 km de vias.

Deste montante, já estão concluídas as intervenções na Avenida Garibaldi e nas ruas David Ferreira e Esmeralda, em Plataforma; Cabaceiras, em Ilha Amarela; Bromélias Brancas no Jardim das Margaridas e na Ladeira do Ypiranga, na Cidade Nova. Em andamento encontram-se as obras das avenidas Ulysses Guimarães, Vale das Pedrinhas, Vasco da Gama e Plínio Garcês, além das ruas Petronília Dércia, em Valéria; Rio Sena; Estrada do Fidalgo, no Cassange; Padre Feijó, no Canela e Conde de Porto Alegre, no IAPI.