Mais dois importantes equipamentos esportivos foram entregues totalmente requalificados pela Prefeitura na noite da terça-feira (31): o campo de futebol do Conjunto Baía de Todos os Santos, em Plataforma, e o Campo do Lote, localizado no bairro de Rio Sena, ambos no Subúrbio Ferroviário. A solenidade de reinauguração dos espaços contou com a presença do prefeito ACM Neto, acompanhado de diversas autoridades municipais, a exemplo do titular da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior; da diretora das Prefeituras-Bairro, Ana Paula Matos, demais gestores e lideranças comunitárias.

Em Plataforma, o prefeito destacou que reconhece a importância do equipamento para o convívio da comunidade e que o espaço representa um convite aos jovens a dizerem não à ociosidade e ao ingresso no crime, além de possibilitar a todos uma vida mais saudável. “Vocês sabem que este campo sempre foi muito utilizado pela comunidade. A prática esportiva acaba sendo motivo para a união das pessoas", reforçou, agradecendo a acolhida dos moradores. O espaço de lazer ganhou alambrados, piso, traves, rede de cobertura e iluminação, além de contenção. Foram investidos no local quase R$ 220 mil.

Em seguida, já no campo do Rio Sena, ACM Neto foi recebido com festa pelos moradores e diversos grupos culturais, a exemplo de uma equipe de capoeiristas, músicos percussivos e da Fanfarra da Escola Municipal Antônio Carlos Peixoto de Magalhães (Famuacpem). O Campo do Lote recebeu novos alambrados, piso, traves, rede de cobertura e iluminação. No local também foram construídos vestiário e arquibancada, além da contenção do campo. O custo da obra foi de R$ 307 mil.

O prefeito também aproveitou a ocasião e assinou a ordem de serviço que autoriza o recapeamento da Rua Rio Sena, localizada no mesmo bairro. A intervenção vai atingir 1.673,45 m² de extensão da rua, com gasto de aproximadamente R$900 mil. Na oportunidade, o prefeito destacou que os investimentos em Rio Sena são uma demonstração do compromisso da gestão com Subúrbio.

"O que motiva a Prefeitura a investir no esporte é exatamente saber que é uma forma de tirar os jovens da rua, de saírem do caminho das drogas. Jovem que muitas vezes se torna presas fáceis para o crime organizado, que se utiliza da inocência, da falta de estrutura familiar e acesso a educação para manipulá-los", frisou. Por fim, o gestor reforçou que deseja ver cada vez mais atletas de Salvador se destacando no cenário nacional esportivo.

Investimentos

Desde 2013, já foram requalificados 276 campos e quadras em Salvador, segundo balanço da Semtel. Mais 22 equipamentos do tipo estão em obras na capital. O investimento tem por objetivo impulsionar alternativas de lazer, saúde e bem-estar, assim como combater o ingresso dos jovens na criminalidade.