A Prefeitura trabalha para estabilizar a área onde houve expansão de solo no Barro Branco, no Alto do Peru, ontem (30). Em até 15 dias, a segurança do local será restabelecida para que os moradores voltem a ter acesso às suas residências. O pequeno deslizamento ocorreu na região que será contemplada pela segunda etapa da contenção realizada pela Prefeitura, a ser entregue em 2018.

Desde ontem, a Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e a Defesa Civil de Salvador (Codesal) estão no local para acompanhar o ocorrido e prestar as devidas assistências. Ainda ontem, a Embasa e a Coelba foram acionadas para solucionar o problema de saneamento e da queda do poste.

“Houve uma ruptura de uma tubulação de água, o que provocou a expansão do solo e o rompimento de uma alvenaria de pedra pré-existente. A encosta feita pela Prefeitura em momento algum foi afetada. Foi uma obra bem-feita e foi o que segurou toda a estrutura. A parte que cedeu vai ser contemplada na segunda etapa. Nós vamos intervir de imediato e restabelecer o caminho cedido em até 15 dias”, disse o titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Almir Melo.

Segundo o superintendente de Obras Públicas, Orlando Castro, as obras continuam na região. “Nós estamos fazendo a segunda etapa. São três cortinas, duas do lado direito e uma do lado esquerdo. Esta parte que sofreu o deslizamento será toda em solo grampeado. A obra continua e não houve paralisação em momento algum”.

Sobre os atendimentos das famílias atingidas, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) explica que realizou o atendimento social das duas que foram afetadas, encaminhando para o recebimento do auxílio moradia.

Obra

A obra de contenção do Barro Branco é a maior já realizada pela Prefeitura com recursos próprios. Já foram investidos R$ 8,8 milhões na primeira etapa, entregue à população no aniversário da cidade, mesmo dia em que foi assinada a Ordem de Serviço para realização da segunda etapa das intervenções, orçada em R$ 3,5 milhões. A primeira etapa da obra evitou que ocorresse um transtorno maior no domingo.

Sob a coordenação da Seinfra, as intervenções da primeira etapa da encosta do Barro Branco englobaram a contenção de 1.682 metros quadrados com o uso da técnica de cortina atirantada, dividida em duas partes: principal e complementar. A cortina principal possui 156 metros de extensão, 10 metros de altura e 0,25 metro de espessura. Já as cortinas complementares têm 75 metros de extensão, três metros de altura e 0,25 metros de espessura.

A execução da cortina atirantada envolveu escavação, perfuração do solo, introdução dos tirantes, telas metálicas, injeção de calda de cimento, concretagem e protensão (aumento da resistência do concreto). Ao todo, foram 4.175 metros de tirantes e 590 metros cúbicos de concreto. Na área restante, de 4,5 mil metros quadrados, foi feito o retaludamento e execução de hidrossemeadura para proteção do terreno.

Além disso, foi implantada drenagem com instalação de canaletas na crista e no pé das cortinas, junto com as caixas de drenagem. Sendo assim, toda a água proveniente das chuvas será encaminhada para a rede de drenagem existente na Avenida San Martin, que fica à margem do Barro Branco.

A segunda etapa é composta por implantação de cortina atirantada em 599 metros quadrados do lado direito e outros 209 metros quadrados do lado esquerdo. Também será utilizada a técnica de solo grampeado em cerca de 200 metros quadrados de encosta. O investimento para esta fase é de R$ 3,5 milhões.