Todas as dez regiões administrativas contam com serviços descentralizados do município, facilitando ainda mais a vida da população

A região administrativa de Valéria recebeu, nesta quarta-feira (29), a sede da Prefeitura-Bairro da localidade, fechando assim as dez regiões que possuem subprefeituras e entregues pela gestão desde 2013. A estrutura localizada na Rua da Matriz atenderá à população de Moradas da Lagoa, Palestina, Pirajá e Valéria, abrangendo cerca de 80 mil habitantes. A cerimônia de inauguração contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga Filho, em clima de despedida do cargo, além de demais secretários e gestores municipais, autoridades, lideranças comunitárias e a população.

O prefeito ACM Neto demonstrou a satisfação em conseguir instalar as dez sedes da Prefeitura-Bairro, localizadas nas regiões administrativas do Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Itapuã/Ipitanga, Cabula/Tancredo Neves, Barra/Pituba, Cidade Baixa, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Cajazeiras e Valéria. Ele ressaltou que a população poderá resolver, perto de casa, qualquer assunto ou serviço envolvendo a gestão municipal nessas sedes, que são importantes ferramentas de aproximação entre a Prefeitura e os cidadãos. “Cada bairro possui uma característica própria e era preciso que esse braço da administração chegasse de forma completa para se integrar às comunidades. Esse é um compromisso da atual gestão e fico feliz em dizer que a rua é o melhor gabinete de um gestor”.

Com mais de 350m², a unidade tem capacidade para atender até 600 pessoas por dia e contará com serviços de diversos órgãos municipais, a exemplo da Sucom, Sefaz, Limpurb, Sindec, Sucop, Semps e Defesa Civil. Será possível, por exemplo, realizar cadastro para Minha Casa Minha Vida, Casa Legal, além de ter acesso à Farmácia Popular, marcação de consultas médicas e recarga do Salvador Card. A estrutura conta ainda com serviços do Tribunal de Justiça, INSS e Coelba. Ao todo, serão 15 guichês de atendimento.

Desde 2013, quando o programa de descentralização da gestão passou a ser realidade em Salvador, foram realizados mais de um milhão de atendimentos. Dentre os serviços mais solicitados estão o cadastro para o programa Bolsa Família e marcação de consultas e exames médicos.