Mais um importante equipamento de Educação Infantil da rede municipal de ensino foi inaugurado nesta quarta-feira (29) pela Prefeitura. A Creche e Pré-escola Primeiro Passo Periperi, situada na Rua Doutor Almeida, foi inaugurada pelo prefeito ACM Neto e pela secretária municipal da Educação, Joelice Braga.   A nova unidade tem capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos cada. A estrutura, padrão em todas as 39 a serem implantadas em diversos pontos da cidade, têm 783m² de área construída, 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens.

Na solenidade de entrega do equipamento o prefeito lembrou das condições do terreno onde a unidade foi construída, que era um local abandonado e sem nenhuma funcionalidade, agora dando espaço a uma creche novinha em folha. “Periperi é um dos lugares que serve para mostrar a transformação de vida que vem acontecendo em toda a cidade”, ressaltou. Ele também destacou que o investimento que vem sendo realizado na pré-escola terá impacto na vida inteira destas crianças e os frutos desse investimento serão colhidos no futuro.

Infraestrutura urbana – Reforçando o compromisso de transformar a mobilidade urbana de Salvador e consequentemente melhorar a qualidade de vida a população, o prefeito ACM Neto também entregou nesta tarde a requalificação das ruas Monte Sião e Iriguaçu, localizadas respectivamente nos bairros de Periperi e Paripe.

Na Rua Monte Sião o investimento chegou a marca do R$1,6 milhões. A via possui 330 metros de extensão. No local foram executadas obras de drenagem, o que desviou o curso as águas pluviais para o rio, pavimentação, construção de passeio e meio-fio. Para a realização das intervenções foi necessário realizar o serviço de terraplanagem, já que o local possuía piso de barro. A reestruturação desta via é de extrema importância para a região, pois haviam muitas reclamações nos períodos de chuva por conta dos constates alagamentos nas residências próximas.

O prefeito destacou que esteve no local há quatro meses para assinar a ordem de serviço de pavimentação e drenagem, este último cujo sistema estava completamente comprometido. "Muitos me receberam com desconfiança, não davam crédito as intervenções e eu solicitei que fosse feito um levantamento para dar uma solução definitiva para a questão do alagamento. Essa solução foi finalmente entregue hoje a comunidade". O gestor também lembrou que na ocasião da autorização para início das obras a perspectiva de entrega era de nove meses, mas que ele assegurou um esforço de seis meses e ela foi concluída em quatro, o que é considerado um tempo recorde.

Já a segunda obra viária entregue hoje, a Rua Iriguaçu, passou por intervenções ao longo dos seus 720 metros de extensão. Foram executados os serviços de pavimentação, drenagem, meio-fio e passeio. Esta via integra o pacote de obras que envolvem ainda as ruas Aratu (240 m), Rocha Miranda (205 m) e Joanita (300 m), cujo valor total de investimento na recuperação é de R$ 6,761 milhões.

Quadra da Cocisa – O Subúrbio também recebeu uma nova quadra construída do zero e com investimento de R$ 169 mil. O espaço segue as normas para competições oficiais e recebeu alambrado, nivelamento de piso, traves, pintura, rede de proteção, iluminação e pavimentação. Desde o início da atual gestão já foram entregues recuperados cerca de 150 campos e quadras em toda a cidade. Até o final do ano, serão 200 espaços deste tipo disponíveis em novo padrão de qualidade para as comunidades.