Estrutura homenageia ex-vereador Antonio Lima, que foi feirante e atuou durante anos no bairro

Ao som do forró e com muita festa da população, mais um importante equipamento em prol dos ambulantes e feirantes de Salvador foi inaugurado pela Prefeitura nesta segunda-feira (20). O novo Mercado Municipal da Liberdade Antônio Lima, construído na área da antiga Cesta do Povo do bairro, na Rua Gonçalo Coelho, foi entregue pelo prefeito ACM Neto, acompanhado da vice-prefeita Célia Sacramento, gestores municipais, demais autoridades, comerciantes e moradores.

Com investimento de R$1,8 milhão, a obra foi coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), com projeto desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e execução da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), com apoio da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb). O empreendimento de um único pavimento conta com 18 boxes para lanchonetes, restaurantes, comércio de carnes e frutos do mar, além de outros serviços. O espaço conta ainda com capacidade para receber 50 barracas desmontáveis para venda de hortifruti. Parte dos comerciantes da Feira do Japão estará abrigado no novo mercado, enquanto a área – localizada ao lado do mercado - passa por requalificação, com previsão de entrega no segundo semestre.

O prefeito ACM Neto lembrou que a homenagem ao ex-vereador Antônio Lima, falecido em março deste ano, é um reconhecimento da importância pela atuação como feirante, como político e como representante do bairro da Liberdade. Além disso, ele salientou que a relação entre Prefeitura e comerciantes de rua mudou de medo para parceria nos últimos três anos, e que a administração municipal vem investindo na construção de mercados e requalificação de feiras livres e áreas de atuação do comércio de rua. “Está sendo entregue o mercado municipal em um bairro tão importante e que tem uma tradição muito forte do comércio informal como a Liberdade. Agora os feirantes e ambulantes vão poder trabalhar de uma forma muito mais organizada e em uma estrutura completa, coberta e padronizada que será administrada diretamente pela Prefeitura.”

A secretária da Semop, Rosemma Maluf, pontuou que em três anos já foram construídos quatro mercados municipais – os demais funcionam em Periperi, Cajazeiras e Itapuã. Também já foram requalificadas 15 áreas de camelódromo, dentre elas as da Avenida Sete de Setembro e da baixa dos Sapateiros, e mais as feiras livres – a do bairro de Mussurunga será a próxima a ser entregue completamente ordenada, até o fim deste mês. “Isso demonstra a importância dos feirantes e ambulantes para Salvador, eles que tanto contribuem para movimentar a economia na cidade. Este é um trabalho desafiador, mas de muito enriquecimento”, refletiu.

Próximas etapas - Os próximos mercados a serem entregues serão o Dois de Julho e o das Flores, no Centro da cidade, até o fim desse mês. A reforma do Mercado Popular, em Água Brusca, fica pronta em cerca de 45 dias, mas a feira funciona provisoriamente em um espaço ao lado, na Avenida Jequitaia. Já está pronto o projeto arquitetônico do mercado de São Cristóvão e está sendo licitado o projeto executivo para o Mercado de São Miguel.

Já a Feira do Japão - importante e tradicional centro de comércio do bairro da Liberdade - passa por reformas. A partir do segundo semestre, deverá integrar o complexo de vendas do novo mercado municipal da região. O local está sendo totalmente reurbanizado pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), recebendo novo sistema de drenagem, pavimentação, calçamento e acessibilidade.

Homenagem – Natural da cidade de Feira de Santana, no Sertão baiano, Antônio Lima foi feirante e ficou bastante conhecido por ser amigo da categoria. Foi vereador de Salvador por sete mandatos e destacou-se pelo trabalho na Comissão de Constituição e Justiça. Faleceu na capital baiana, em março deste ano, aos 76 anos.